Topo Noticias
HANDS-ON QUARKUS [2020-01-03]

Quarkus é um framework Java nativo de Kubernetes feito sob medida para o GraalVM e OpenJDK HotSpot. O Quarkus visa tornar o java uma plataforma líder em ambientes serverless e Kubernetes, oferecendo aos programadores um modelo unificado de programação reativa e imperativa. Destaca-se pela sua capacidade de entregar artefactos muito pequenos, tempos de arranque muito rápidos e rapidez a responder ao primeiro pedido. Quando combinado com a GraalVM permite compilação ahead-of-time (AOT).

O Quarkus disponibiliza um framework full-stack aproveitando uma série de bibliotecas e extensões muito usadas por programadores Java, como por exemplo CDI, JAX-RS, Vert.x e Kafka. A injeção de dependência do Quarkus, baseada no CDI, permite que os programadores usem JPA/Hibernate, JAX-RS/RESTEasy, entre outras.

A i2S tem acompanhado o Quarkus desde as suas primeiras versões e hoje o framework faz parte da sua stack tecnológica.

AGENDA:

• Contextualização do ecossistema Java e das motivações para a criação da framework Quarkus;
  • Introdução à GraalVM;
  • Introdução ao Quarkus;
  • Vantagens/Desvantagens;
  • Relato da nossa experiência pessoal – i2S;
  • Demonstração de um caso de uso.

REQUISITOS:

• Java 1.8 ou superior
  • IDE Java (IntelliJ de prefrência)
  • Maven
  • Docker

Horário: 08/01/2020 das 18h30 às 20h30

Orador: Francisco Lima

Orador: Ricardo Moreira

Inscrições:

• Alunos do DEI-ISEP HelpDesk - opção "inscrição em eventos".
  • Alunos externos ao DEI-ISEP: mlsb@isep.ipp.pt

Os workshops são gratuitos mas requerem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

« retornar