Bach. Engenharia Informática 1997/98 
Sistemas Gráficos
Filipe Pacheco
 
6 Trabalhos Práticos OpenGL
Esta é a lista de sugestões para o trablho prático OpenGL:

Cubo de Rubick
Representação 3D do Cubo
Animação com interação do utilizador para indicar os movimentos a efectuar
De acordo com ordem do utilizador são desfeitas todas as operações voltando-se ao estado inicial com animação.

Labirinto 3D
Criação dinâmica do Labirinto.
Representação 3D do labirinto com vários pontos de vista (topo, perspectiva, perspectiva acompanhando jogador).

Animação seguindo o percurso do jogador.
Modo automático com animação de resolução do Labirinto.

Damas 3D
Representação 3D e 2D do tabuleiro
Possibilidade de selecionar a peça a jogar e casa de destino com o rato na vista 3D ou 2D
Animação do movimento das peças
Validação das jogadas de acordo com as regras do jogo
Modo Jogador v. Jogador e Jogador v. Computador (o computador só necessita de fazer jogadas válidas, mesmo que não sejam muito inteligentes).

Império Contra Ataca
O jogador desloca-se ao longo de um corredor com barras horizontais colocadas a diferentes alturas.
O programa deve detectar as colisões com as barras e permitir o controlo da "nave".
Como complemento implementar a possibilidade de disparo para poder destruir algumas barras (neste caso haveria barras de duas cores diferentes).

Asteroides
Deslocação num ambiente 3D com vários sólidos irregulares (asteroides) em movimento. 
Detecção de colisão com um asteroide
Animação de projecteis que permitem destruir os asteroides

Animação ISEP
Criar uma animação 3D relacionada com o ISEP.

Robot do Centro de CIM
Simulação do robot existente no centro de CIM
Controlo do robot através de teclas
Possibilidade de múltiplas vistas e cenários

Simulação de Torno Mecânico
Editor 2D do perfir a utilizar
Animação 3D da operação do torno mecânico com possibilidade de controlo da perspectiva utilizada

Montanhas
Visualização 3D de montanhas fractais
Animação com deslocação ao longo da superfície das montanhas

Viewer 3D Studio
Visualização de ficheiros 3D Studio
Possibilidade de controlo da vista (zoom, perspectiva, ponto de observação, etc).
 

17-6-1998