Concurso de Projectos de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico
em Todos os Domínios Científicos

Submissão e Avaliação de Propostas pela Internet em Segurança

SAPIENS-Proj

"Leia-me"

I – Fases da submissão de candidaturas

Fase 0. Obtenção do formulário

O formulário pode ser obtido:

  1. Pela Internet em http://www.fct.mct.pt nas versões para MacOs e Windows 95/98/2000/NT;
  2. Por correio electrónico (como ficheiro anexo). Poderá solicitar o envio à FCT por correio electrónico, devendo indicar a versão pretendida (email: ajudainformatproj@fct.mct.pt);
  3. Nos casos de dificuldade de obtenção do formulário pelos dois métodos descritos, contactar a FCT (email: ajudainformatproj@fct.mct.pt) para resolução do problema.

Fase 1. Preenchimento do formulário

O preenchimento do formulário de candidatura pode ser feito por fases e de forma gradual. Para verificar se todos os campos obrigatórios se encontram preenchidos há duas alternativas:

  1. Accionar o botão "Enviar." Se o formulário tiver campos obrigatórios por preencher, surgirá uma mensagem de "Formulário Incompleto" (e a indicação de um dos campos em falta). Caso contrário, se os campos obrigatórios do formulário estiverem todos preenchidos passa-se à etapa seguinte, "Termo de Responsabilidade."

  2. Accionar a opção "Imprimir." Se o formulário tiver campos obrigatórios por preencher, surgirá a mensagem "Formulário Incompleto." Não obstante, a impressão pode prosseguir.

Nota Importante:

Se enviar inadvertidamente à FCT um formulário que ainda não está na sua forma final, tal não constitui problema: no caso de múltiplas submissões do mesmo projecto (i.e., com o mesmo título) apenas o último será considerado para avaliação.

Fase 2. Lacre do formulário

Após ter lido o Termo de Responsabilidade, se accionar a opção "Continuar" é-lhe perguntado se pretende lacrar o formulário. Esta operação corresponde a tornar o formulário inalterável, ficando registada no ficheiro correspondente a data e a hora respectivas. Antes de lacrar é conveniente guardar uma cópia não lacrada do formulário. Para determinar se um formulário se encontra lacrado basta verificar se a opção "Gravar" está inactiva.

Fase 3. Envio do formulário

Após o envio de um formulário de candidatura através da Internet, o ficheiro de preenchimento (de extensão ".fct") fica selado, isto é, deixa de poder ser novamente enviado à FCT. Para determinar se um ficheiro está selado basta verificar se o botão de "Enviar" está inactivo.

A forma mais simples e segura de submissão de candidaturas é através da Internet, dado que evita o envio de exemplares em papel e garante a autenticidade, a não corrupção ou a perda de dados. Como prova da submissão, o Investigador Responsável fica com um recibo digital impresso (com o número de processo de candidatura emitido pela FCT). Fica igualmente com um ficheiro lacrado (cujo conteúdo não pode ser alterado) com a data e a hora de submissão e selado (não pode ser re-submetido). No recibo digital constam ainda o nome de utilizador e uma senha que permitem ao Investigador Responsável pela candidatura, o acesso aos dados submetidos, na sua página reservada, no endereço http://www.fct.mct.pt/projectos/sapiens . No presente concurso, a candidatura é assinada digitalmente pela FCT.

O envio do formulário através da Internet inclui a possibilidade de anexar um ficheiro (único) de figuras e de referenciar os artigos através de uma ou mais páginas na Internet . Este processo permite aos avaliadores o acesso às publicações que a equipa de investigação considera relevantes para julgar o mérito científico da candidatura, sem necessidade do envio de artigos impressos à FCT. No entanto, se preferir enviar esses elementos em papel basta endereçá-los à FCT indicando qual o projecto a que dizem respeito (título do projecto e nome do Investigador Responsável).

No caso de não dispor de ligação à Internet, a submissão do formulário pode ser feita por disquete cujo conteúdo só pode ser lido na FCT. Neste caso, o envio de um exemplar impresso da candidatura é indispensável por razões de segurança dos dados. Também neste caso, o envio do formulário de candidatura, do termo de responsabilidade e de duas disquetes - original e cópia - (contendo o ficheiro de submissão criptografado – extensão ".p7m" – e os ficheiros resultantes da geração do certificado de assinatura digital – "req1.pem," "req2.pem," "req3.pem") deve ser feito por correio registado com data de expedição até às 24 horas do dia seguinte ao dia limite para a entrega de candidaturas. No entanto, o lacre deve ser sempre feito dentro do prazo fixado para a apresentação de candidaturas, entendendo-se a expedição posterior como forma de ter em conta dificuldades de última hora que possam ocorrer na transferência pela Internet. O ficheiro de trabalho (com extensão ".fct") pode também ser incluído nas disquetes.

Existe ainda a possibilidade de enviar candidaturas em disquete, sem assinatura digital. Neste caso deve enviar à FCT um exemplar impresso da candidatura juntamente com o termo de responsabilidade e a disquete contendo o ficheiro de formulário lacrado (extensão ".fct"). O envio deve ser feito por correio registado com data de expedição até ao limite do prazo do concurso.

Existem dois endereços de correio electrónico específicos para esclarecimento de dúvidas e apoio:

Conteúdo da candidatura: ajudaproj@fct.mct.pt

Informática: ajudainformatproj@fct.mct.pt

II – Configurações mínimas requeridas

Sistema operativo MacOs

  1. PowerPC

  2. Sistema operativo 8.0 ou superior

  3. 32 Mbytes de memória RAM incorporada

  4. 20 Mbytes livres em disco rígido

  5. Ligação à Internet

  6. Impressora

Sistema operativo Windows

  1. Pentium

  2. Sistema operativo Windows 95/98/2000/NT

  3. 32 Mbytes de memória RAM

  4. 20 Mbytes livres em disco rígido

  5. Ligação à Internet

  6. Impressora

III – Procedimento sugerido para configurações abaixo das requeridas

No caso em que pretenda utilizar o formulário SAPIENS-Proj em condições que não são as acima indicadas, poderá obter resultados satisfatórios desde que tenha em atenção as sugestões seguintes.

Nota importante:

Caso receba o nome de utilizador (número da candidatura) e a respectiva senha, é seguro que o processo de submissão resultou satisfatoriamente.

Sistema operativo MacOs

  1. A utilização da versão de sistema operativo 7.5.3 causa problemas com as janelas flutuantes (a aplicação termina com erro);

  2. Versões de sistema operativo abaixo de 8.0 podem causar problemas na impressão (caracteres e acentos em português não são impressos);

  3. A utilização de memória RAM incorporada abaixo de 32 Mbytes pode não permitir o lançamento simultâneo do SAPIENS-Proj e de outras aplicações. Sugere-se o abandono de as aplicações e fechar janelas para poupar memória;

  4. Certas extensões que utilizam endereços de memória não autorizados pelo fabricante podem causar problemas. As extensões desnecessárias devem ser desactivadas, nomeadamente quando a memória RAM for inferior a 32 Mbytes;

  5. Os computadores iMac não possuem unidades de disquetes. Em tais casos deve gravar os ficheiros do certificado de assinatura digital para o disco rígido tendo em atenção os problemas de segurança dos dados.

Sistema operativo Windows

A utilização de um sistema com memória RAM incorporada abaixo de 32 Mbytes torna o processamento mais lento;

IV – Mensagens

No caso de receber uma mensagem de erro ("erro xxx") deve proceder da seguinte forma:

  1. tentar re-submeter a candidatura;
  2. verificar se o ficheiro de imagem se encontra corrompido (tentando abri-lo com uma leitor de imagens "gif" ou "jpeg" conforme o caso);
  3. no caso do erro persistir, contactar a FCT através do endereço ajudainformatproj@fct.mct.pt, especificando o erro que ocorreu.

No caso de ter o seu computador ligado à Internet, se receber a mensagem de "Não foi possível contactar a FCT" deve proceder da seguinte forma:

  1. verificar se a comunicação está muito lenta (tentando aceder à página da FCT, http://www.fct.mct.pt). Nesse caso, deve tentar a ligação mais tarde;

  2. contactar o administrador de Internet da sua unidade de I&D (ou instituição de acolhimento) para verificar se é necessário configurar um "proxy." No caso de ser necessária a configuração do proxy, abrir o ficheiro proxy.ini (ou proxy) e introduzir na linha em branco abaixo de [ProxyServer] o nome ou o endereço IP do servidor proxy da sua Unidade de Investigação (ou Instituição de Acolhimento) e na linha seguinte à indicação [ProxyServerPort] o número da porta respectivo. Não introduzir espaços ou mudanças de linha.

  1. No caso de persistência da mensagem "Não foi possível contactar a FCT," enviar uma mensagem de correio electrónico para o endereço ajudainformatproj@fct.mct.pt, especificando o problema que ocorreu.

 

Nota importante:

Ao descomprimir o ficheiro SAPIENS-Proj.zip (ou SAPIENS-Proj.bin/SAPIENS-Proj.hqx) são criados automaticamente conjuntos de pastas e ficheiros cuja localização relativa não pode ser alterada. No caso de alteração, o sistema deixa de funcionar correctamente. Sugestão: voltar a descomprimir o ficheiro de origem (com extensão ".zip" ou ".bin/hqx").