Instalação do OpenSceneGraph (OSG)

Os binários do OSG para Windows podem ser obtidos no site da framework

Após fazer a instalação será criado um directório OpenScenGraph na pasta C:\Program Files que inclui os seguintes directórios:

No directório OpenScenGraph é colocado o ficheiro osgsrc.zip que contém o código fonte do OSG

É também criada uma pasta no Start Menu para acesso directo aos demos e URLs do OSG

Exemplos de demonstração

Para manipulação dos exemplos instalados, pode ser utilizado o rato para alterar a vista:

Algumas teclas são usadas para alterar algumas definições:

Compilar um exemplo OSG com o VisualStudio .NET

Abrir o .NET e criar uma nova solution onde serão colocados todos os nossos projectos

Escolher o directório para guardar a solution e qual o seu nome. É criado um directório com o nome da solution.

Acrescentar um projecto à solution para o nosso primeiro programa

Escolher um projecto Visual C++ do tipo Win32 Console Project, escolher um nome e seleccionar a opção Add to Solution para acrescentar à nossa solution

Depois de carregar em OK, escolher Application Settings a opção Empty project

Se já existir um ficheiro fonte (.cpp) com o nosso programa, deve ser copiado para o directório do projecto para depois ser incluído

Após seleccionar o ficheiro pretendido, ele é colocado no nosso projecto e passamos a ter acesso a ele a partir da class view é a partir daqui que com o botão direito do rato temos acesso à compilação, propriedades e outras opções de projecto

Seleccionar as propriedades do projecto e acrescentar os directórios include e lib do OSG e alterar algumas opções, não esquecer de mudar a Configuração para All configurations

e acrescentar as seguintes bibliotecas ao projecto

OpenThreadsWin32.lib Producer.lib osgProducer.lib osg.lib libjpeg.lib 
libpng.lib libtiff.lib libungif.lib osgDB.lib osgFX.lib osgGA.lib 
osgParticle.lib osgSim.lib osgText.lib osgUtil.lib