Docente Angelo Martins - amm@isep.ipp.pt |
|
Nesta página são apresentados os enunciados de alguns dos exercícios dados nas aulas teóricas bem como de outros exercícios relevantes. |
|
Estruturas de Decisão |
Elabore um programa que calcule as raízes reais de uma equação do segundo grau. Elabore um programa que dados três números, apresente numa caixa de texto o maior deles. Exercício de Avaliação nº1 (entrega na aula prática da semana de 31/10 a 4/11) |
Ciclos |
Exercícios Básicos Elabore um programa que leia os limites de um intervalo e determine a soma dos números pares que o compõem. Elabore um programa que leia um número e determine a média dos algarismos que o compõem. Elabore um programa que leia uma sequência de números e apresente a média, o maior e o menor dos números introduzidos. O número de elementos da sequência é dado pelo utilizador. Um número diz-se Número de Amstrong se for igual à soma dos cubos dos seus algarismos. Elabore um programa que verifique se um dado número introduzido numa caixa de texto é Número de Amstrong. Elabore um programa que determine o mínimo múltiplo comum de dois números inteiros positivos. Exercícios Avançados Altere o programa anterior do Número de Amstrong de modo a listar numa ListBox todos os números de Amstrong existentes num intervalo dado pelo utilizador. Altere novamente o programa de forma a apresentar numa caixa de texto o primeiro número de Amstrong existente no intervalo dado. Elabore um programa que leia uma sequência de notas (entre 0 e 20 valores) e apresente a média, o maior e o menor dos números introduzidos. O número de elementos da sequência não é dado pelo utilizador, devendo a leitura terminar quando for introduzido o valor –1. Resoluções de exercícios seleccionados (actualizado em 2005/10/27) Exercício de Avaliação nº2 - Resolvido (entrega na aula prática da semana de 14/11 a 18/11) |
Funções e Subrotinas |
Exercícios Básicos Elabore uma função que calcule o factorial de um número inteiro. Utilizando a função, elabore um programa para cálculo de combinações, apresentando o respectivo formulário e identificando todos os objectos. [C(n,p) = n!/((n-p)!p!)] Elabore uma função que retorne o Mínimo Múltiplo Comum (mmc) de dois números inteiros passados como parâmetros. Elabore um programa para testar a função e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos. Elabore uma função que dado um número inteiro positivo maior que um, passado como parâmetro, retorne o maior dos seus algarismos. Elabore um programa para testar a função e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos. Elabore uma subrotina que leia um conjunto de notas (números inteiros positivos entre 0 e 20) e retorne a respectiva média, a melhor e a pior nota. Elabore um programa para testar a subrotina e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos. Exercícios Avançados Elabore uma função que dado um número inteiro positivo maior que um, passado como parâmetro, retorne o seu simétrico (ex. 1234 –> 4321). Elabore um programa que, utilizando a função, verifique se um número dado pelo utilizador é capicua. Desenhe o formulário do programa, identificando todos os objectos. Elabore uma subrotina que leia um conjunto de números inteiros (número de elementos a ler dado como parâmetro da subrotina) e retorne o número com maior número de algarismos ímpares, bem como o respectivo número de algarismos. Elabore um programa para testar a subrotina e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos. Resoluções de exercícios seleccionados Exercício de Avaliação nº3 (entrega na aula prática da semana de 28/11 a 2/12) |
Vectores |
Exercícios Básicos Elabore um programa que leia um conjunto de notas (entre 0 e 20) e apresente a média e o desvio padrão deste conjunto. O número de notas a ler é dado pelo utilizador e limitado a 100 unidades. Altere o exercício anterior de forma a que a leitura das notas termine quando for introduzido o valor –1. O número de alunos não é fornecido pelo utilizador, mas está ainda limitado às 100 unidades. Exercícios Avançados Elabore uma função que verifique se um vector é simétrico. Elabore uma subrotina que receba três vectores: um vector contendo números inteiros positivos; e dois vectores "vazios". A rotina deve separar os números pares e ímpares do vector original, colocando-os nos outros dois vectores. Elabore um programa para testar a subrotina. Resoluções de exercícios seleccionados (actualizado em 2005/12/11) |
Strings |
Elabore uma função que recebe uma string como parâmetro e retorna uma string simétrica da primeira. Exemplo: “abc cd “ -> “ dc cba” Elabore uma função que recebe como parâmetros os limites de um intervalo (números inteiros) e retorna uma string com todos os números inteiros desse intervalo (incluindo os extremos). Os números devem estar separados por um espaço. Elabore uma função que recebe uma string como parâmetro e retorna o número de palavras que a string contém. Elabore uma função que recebe uma string como parâmetro e retorna uma string tendo por base a primeira mas sem espaços repetidos entre as palavras. Elabore uma função que recebe três strings como parâmetros e retorna uma string idêntica à primeira em que as ocorrências da segunda string são substituídas pela terceira string. Exemplo: “abc”, “bc”, “xyz” -> “axyz”. Elabore uma função que recebe duas strings como parâmetros e retorna o número de ocorrências da segunda string na primeira. Não é feita qualquer distinção entre letras maiúsculas e minúsculas na pesquisa. Elabore uma subrotina que recebe como parâmetro uma string contendo uma frase e retorna a mesma frase mas com as palavras invertidas. Eventuais espaços repetidos podem ser eliminados. Elabore uma função que recebe duas strings como parâmetros, uma contendo uma frase e a outra um caracter, e retorna a palavra da frase com maior número de ocorrências do caracter. Não é feita qualquer distinção entre letras maiúsculas e minúsculas na pesquisa. Resoluções de exercícios seleccionados (actualizado em 2005/12/19) |
Ultima alteração: 2005-12-19
Autor: Angelo Martins