Docente

Angelo Martins - amm@isep.ipp.pt

 

Nesta página são apresentados os enunciados de alguns dos exercícios dados nas aulas teóricas bem como de outros exercícios relevantes.

 

Estruturas de Decisão

Elabore um programa que calcule as raízes reais de uma equação do segundo grau.

Elabore um programa que dados três números, apresente numa caixa de texto o maior deles.

Exercício de Avaliação nº1 (entrega na aula prática da semana de 31/10 a 4/11)

 
Ciclos

 

Exercícios Básicos

Elabore um programa que leia os limites de um intervalo e determine a soma dos números pares que o compõem.

Elabore um programa que leia um número e determine a média dos algarismos que o compõem.

Elabore um programa que leia uma sequência de números e apresente a média, o maior e o menor dos números introduzidos. O número de elementos da sequência é dado pelo utilizador.

Um número diz-se Número de Amstrong se for igual à soma dos cubos dos seus algarismos. Elabore um programa que verifique se um dado número introduzido numa caixa de texto é Número de Amstrong.

Elabore um programa que determine o mínimo múltiplo comum de dois números inteiros positivos.

Exercícios Avançados

Altere o programa anterior do Número de Amstrong de modo a listar numa ListBox todos os números de Amstrong existentes num intervalo dado pelo utilizador.

Altere novamente o programa de forma a apresentar numa caixa de texto o primeiro número de Amstrong existente no intervalo dado.

Elabore um programa que leia uma sequência de notas (entre 0 e 20 valores) e apresente a média, o maior e o menor dos números introduzidos. O número de elementos da sequência não é dado pelo utilizador, devendo a leitura terminar quando for introduzido o valor –1.

Resoluções de exercícios seleccionados (actualizado em 2005/10/27)

Exercício de Avaliação nº2 - Resolvido (entrega na aula prática da semana de 14/11 a 18/11)

 
Funções e Subrotinas

 

Exercícios Básicos

Elabore uma função que calcule o factorial de um número inteiro. Utilizando a função, elabore um programa para cálculo de combinações, apresentando o respectivo formulário e identificando todos os objectos. [C(n,p) = n!/((n-p)!p!)]

Elabore uma função que retorne o Mínimo Múltiplo Comum (mmc) de dois números inteiros passados como parâmetros. Elabore um programa para testar a função e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos.

Elabore uma função que dado um número inteiro positivo maior que um, passado como parâmetro, retorne o maior dos seus algarismos. Elabore um programa para testar a função e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos.

Elabore uma subrotina que leia um conjunto de notas (números inteiros positivos entre 0 e 20) e retorne a respectiva média, a melhor e a pior nota. Elabore um programa para testar a subrotina e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos.

Exercícios Avançados

Elabore uma função que dado um número inteiro positivo maior que um, passado como parâmetro, retorne o seu simétrico (ex. 1234 –> 4321). Elabore um programa que, utilizando a função, verifique se um número dado pelo utilizador é capicua. Desenhe o formulário do programa, identificando todos os objectos.

Elabore uma subrotina que leia um conjunto de números inteiros (número de elementos a ler dado como parâmetro da subrotina) e retorne o número com maior número de algarismos ímpares, bem como o respectivo número de algarismos. Elabore um programa para testar a subrotina e desenhe o respectivo formulário, identificando todos os objectos.

Resoluções de exercícios seleccionados

Exercício de Avaliação nº3 (entrega na aula prática da semana de 28/11 a 2/12)

 
Vectores

 

Exercícios Básicos

Elabore um programa que leia um conjunto de notas (entre 0 e 20) e apresente a média e o desvio padrão deste conjunto. O número de notas a ler é dado pelo utilizador e limitado a 100 unidades.

Altere o exercício anterior de forma a que a leitura das notas termine quando for introduzido o valor –1. O número de alunos não é fornecido pelo utilizador, mas está ainda limitado às 100 unidades.

Exercícios Avançados

Elabore uma função que verifique se um vector é simétrico.

Elabore uma subrotina que receba três vectores: um vector contendo números inteiros positivos; e dois vectores "vazios". A rotina deve separar os números pares e ímpares do vector original, colocando-os nos outros dois vectores. Elabore um programa para testar a subrotina.

Resoluções de exercícios seleccionados (actualizado em 2005/12/11)

 
Strings

 

Elabore uma função que recebe uma string como parâmetro e retorna uma string simétrica da primeira. Exemplo: “abc cd “ -> “ dc cba”

Elabore uma função que recebe como parâmetros os limites de um intervalo (números inteiros) e retorna uma string com todos os números inteiros desse intervalo (incluindo os extremos). Os números devem estar separados por um espaço.

Elabore uma função que recebe uma string como parâmetro e retorna o número de palavras que a string contém.

Elabore uma função que recebe uma string como parâmetro e retorna uma string tendo por base a primeira mas sem espaços repetidos entre as palavras.

Elabore uma função que recebe três strings como parâmetros e retorna uma string idêntica à primeira em que as ocorrências da segunda string são substituídas pela terceira string. Exemplo: “abc”, “bc”, “xyz” -> “axyz”.

Elabore uma função que recebe duas strings como parâmetros e retorna o número de ocorrências da segunda string na primeira. Não é feita qualquer distinção entre letras maiúsculas e minúsculas na pesquisa.

Elabore uma subrotina que recebe como parâmetro uma string contendo uma frase e retorna a mesma frase mas com as palavras invertidas. Eventuais espaços repetidos podem ser eliminados.

Elabore uma função que recebe duas strings como parâmetros, uma contendo uma frase e a outra um caracter, e retorna a palavra da frase com maior número de ocorrências do caracter. Não é feita qualquer distinção entre letras maiúsculas e minúsculas na pesquisa.

Resoluções de exercícios seleccionados (actualizado em 2005/12/19)

Ultima alteração: 2005-12-19

Autor: Angelo Martins